quarta-feira, 3 de outubro de 2012

A Alegria de Costurar

    A costura é uma atividade presente na vida do homem há bastante tempo. Possivelmente Eva, a primeira mulher, costurava quando ainda estava no Jardim do Éden, pois a Bíblia relata que após comerem do fruto que Deus pedira que não comessem e perceberem que estavam nus, Adão e Eva coseram folhas de figueira e fizeram cintas para vestir-se (Gn 3,7). 
     Houve época em que a máquina de costura era um item básico no enxoval de uma noiva, o que significa que as mulheres se dedicavam muito a essa arte. Depois veio o momento em que as mulheres quiseram experimentar novas tarefas, trabalhar também fora de casa. Assim, o tempo ficou mais escasso de forma que, há poucos anos atrás era incomum encontrar uma casa com máquina de costura. Atualmente, parece que as mulheres redescobriram o prazer de costurar. Seja para confeccionar suas próprias roupas, ou para fazer presentes acrescidos de carinho, muitas pessoas têm se esforçado para aprender os segredos da costura e têm os momentos em suas máquinas como terapêuticos. Em contrapartida à diversificada oferta de tecnologia, é inestimável o prazer sentido ao apresentar uma peça e dizer eu que fiz ! 
       No último post, anunciei a Feira Kanguru Kids e Teens, para a qual o Rosa de Algodão foi convidado a organizar uma Oficina de Costura para crianças. Foi uma experiência preciosa onde conheci de perto o desejo de muitas pessoas de usar uma máquina de costura pela primeira vez. Para isso, tentamos deixar nosso stand bem convidativo à aventura. A seguir, parte de nossa equipe:  Amanda Gurgel, eu e minha filha Marcela (minha sogra, D. Lenir, não apareceu nas fotos).


Ao abrirmos a oficina, precisamos ampliar nosso público pois muitas adultas desejavam participar. Muitas disseram ter ido à feira exclusivamente por causa da oficina, tão grande era o desejo de estar diante de uma máquina!


O projeto dos dois primeiros dias era uma bolsinha, simples, mas de grande valor para cada uma delas.

Costurar encanta em qualquer idade. É possível observar tal fato na variação de idade das nossas alunas.

Tínhamos alunas de apenas 3 aninhos e também alunas da terceira ou melhor idade. Todas conseguiram confeccionar sua própria bolsa e foram embora radiantes.

Passaram por lá pessoas que até já costuravam, mas desconheciam recursos preciosos como o uso do retrocesso ou do zig-zag. É muito bom saber que com uma oficina simples contribuímos positivamente na vida de alguém.

No último dia, um presente extra para a criançada. Era possível escolher entre fazer a bolsinha ou um monstrinho.

Assim, os meninos também participaram.



Todos aprovadíssimos!




Não esquecendo que estávamos numa feira, um momento em que se fazem negócios, muitas pessoas vendo a alegria dos que saíam com suas peças prontas, procuraram nossa equipe com o objetivo de contratar nossos serviços. A ideia seria montar a oficina em festas de aniversário ou em restaurantes temáticos. Acho a ideia interessante, mas não se encaixa em minhas escolhas de vida. Se você costura e tem interesse em exercer uma atividade assim, fica a dica.

Gostaria de agradecer à produtora do evento Paula Lima pelo convite e, também, pelo suporte dado ao stand Rosa de Algodão. Também, agradeço a cada um que confiou no nosso trabalho e passou por lá, fosse para se aventurar ou nos prestigiar. Assim fizeram meu sogro, sogra, cunhados, cunhadas, irmã, filhos, marido e uma amiga da blogosfera, a Cristiane Moraes do blog Tecendo Desejos que passou para nos conhecermos e, infelizmente, não pude dar a merecida atenção em respeito às alunas. Muito obrigada mesmo.

14 comentários:

  1. Olá Claudia!
    Primeira vez que visito seu blog e estou encantada!
    Que linda a sua participação na feira!!! Parabéns!!!
    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Fernanda! É um grande prazer tê-la no meu cantinho. Volte sempre que desejar.
      Abraços,

      Claudia.

      Excluir
  2. Menina, eu vi como você estava atarefada e fiquei encantada com a tua dedicação e carinho com que você atendia as pequenas aprendizes de costureira. Parabéns pelo trabalho, Claudia (deve ter sido bem cansativo também, né?), e apesar de ter sido tão rápido nosso encontro, eu gostei muito de ter te conhecido ao vivo e a cores. Depois a gente pode ver outra oportunidade de trocar idéias e conversar melhor. Bjim e fica na paz do nosso Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris,

      você sempre tão gentil! Obrigada por suas palavras e por ter entendido. Fiquei preocupada e contrariada por não ter falado com você como gostaria. Claro que podemos marcar um outro dia para trocarmos ideias sim. Beijos e que a paz do Senhor esteja com você também.

      Excluir
  3. Oi Amiga!
    Que lindo...deve ter sido maravilhoso e pela carinha dos participantes só podem ter adorado! Parabéns pelo trabalho :)
    Beijos*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sofia! Realmente foi maravilhoso ver aquelas pessoas tão satisfeitas.

      Beijos e boas artes pra você.

      Claudia.

      Excluir
  4. Oi Claudia,

    Tô feliz e chateada ao mesmo tempo, KKK. Vou explicar: Feliz porque foi um projeto muuuito legal, amei a proposta e com certeza foi um sucesso !! agora chateada porque não fui ...buá, buá rsrsrs.

    Parabéns !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Érica, obrigada pelo carinho! Não fica triste não! Ano que vem possivelmente tem mais. A feira será no centro de eventos e a organizadora já me convidou para estar com eles novamente. A menos de uma mudança de planos, estaremos lá, se Deus quiser.

      Excluir
  5. Olá Cláudia, vim conhecer seu blog e adorei. Lindo o seu artesanato, as costuras são perfeitas. Parabéns por ter participado da feira. Tenho certeza que todas crianças que participaram, adoraram suas bolsinhas....
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Tia Rose pela visita e pelas palavras. Seja muito bem vinda!

      bjs,
      Claudia.

      Excluir
  6. Muito legal essa ideia da Oficina de Costura, principalmente pela participação de pessoas de várias idades e pela participação dos meninos.
    Parabéns pelo trabalho!!!
    Muito sucesso.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Di. Sei que você pode imaginar como a experiência foi gratificante, uma vez que é professora e conhece as recompensas dessa profissão. Obrigada pela visita.
      Bjs,
      Claudia.

      Excluir
  7. PARABÉNS MUITO BOA A INICIATIVA QUERO ENCINAR AS MINHAS A COSTURAREM TAMBÉM SÓ FALTA CRESCER MAIS UM POUQUINHO. ABRAÇOS

    ResponderExcluir