terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Costura para Crianças

    Puxa, quanto tempo sem postar! Eu definiria férias como um período que passa muito rápido, no qual mães abandonam suas atividades em prol da diversão dos filhos. Mas é uma delícia, não é mesmo? 
    Quero dividir com vocês uma experiência muito bacana que vivi nessas férias com minha filha Marcela. Há muito tempo desejava ensinar-lhe algo de artesanato, uma vez que meus primeiros passos nesse mundo encantador foram dados quando ainda era criança com a ajuda de minha mãe, tias e avós. A Marcela muitas vezes me pediu para aprender crochê e tricô, mas a ansiedade era um grande obstáculo. Após fazer algumas correntinhas já queria saber quando conseguiria fazer uma blusa! Acabava desistindo e adiando o projeto. Um dia desses, assisti a um vídeo do Ateliê na tv, no qual a convidada do programa era Fernanda Egydio, proprietária do primeiro ateliê no Brasil que oferece curso de corte e costura para crianças. Na ocasião, ela falou de sua experiência e associou o sucesso na escolha da costura como atividade infantil, com o fato de ser possível se concluir um projeto em pouco tempo. Não pensei duas vezes!! Propus a ideia para a Marcela que vibrou com a possibilidade de mexer sozinha na minha máquina de costura! E vejam só:












minha princesa treinando costuras retas!!! Claro que não tão retas, essas foram as primeiras!
     Feito um pouco de exercícios, apresentei-lhe como sugestão de projeto uma tote bag. Louca por bolsas, aceitou ! Escolheu ela mesma os tecidos, definiu as dimensões e, sob a minha supervisão, cortou, passou, alinhavou e costurou. Eis o resultado 



    Observem a carinha de cansada, porém orgulhosa do feito! Como a pequena queria muito que a bolsa tivesse fecho, precisei intervir nesse momento e coloquei o velcro. Todo o resto do processo foi executado por ela. Confesso que idealizei algo que servisse como porta-trecos, mas sendo a menina caprichosa, a bolsa saiu linda e muito bem feita (suspeita, eu?). Promovemos a bolsa ao posto de case do seu video-game.



      Se você gostou da ideia de costura para crianças, vale a pena conferir o vídeo do programa nesse link. Apesar da correria do período escolar, pretendo organizar nossa rotina para termos mais momentos como esses. Quando tivermos  novidades, mostro para vocês.

7 comentários:

  1. Muito bom, Claudia! Momentos como esse entre mãe e filha ficam pra sempre na memória, principalmente da filha. Também lembro quando minha mãe me ensinou as primeiras laçadas no crochê, e hoje ela fala toda vaidosa que eu puxei a ela o gosto pelo artesanato... rsrsrs... Parabéns para a Marcela! Pelo resultado, ela leva muito jeito... Ficou uma fofura! Bjim pras duas!

    ResponderExcluir
  2. Que linda a sua menina na máquina de costura! É tão bom partilhar estes momentos. E olha que o resultado foi fantástico, ela deve continuar :)
    Beijos para as duas*

    ResponderExcluir
  3. Que linda! Filha de peixe, peixinho é, já diz o ditado. adorei seu blog e seus trabalhos. bjs

    ResponderExcluir
  4. Claudia,

    Voce ganhou a sacola de produtos da Círculo do meu blog. Voce tem 05 dias para responder na postagem que coloquei o resultado. Estou te passando um email para voce me enviar seu endereço. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Que linda. è muito bom podermos colocar nossos filhos em nossa rotina e participar das nossas coisas. eu nao tive sucesso com a minha filha , rsrs, tentei ensinar croche, e cheguei a comprar miçangas para ela fazer pulserinhas, ela mesmo quem pediu mas desistiu logo no começo. kakaka. paciência. Linda sua pequena.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Claudia! Tava sentindo tua falta. Espero que agora esteja tudo bem por aí. Obrigada pelas palavras, que Deus te ajude em tudo. E volta logo a postar, tá?
    Bjim.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Marcela ficou ótima. Cláudia tudo muito lindo por aqui já estou te seguindo amiga e parabéns pela iniciativa de incentivar a Marcela para costurar, se ela tomar gosto pela coisa vai ver que delícia é esse nosso mundo né... Beijos.

    ResponderExcluir